quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Indignação

Olá meninas!!
Hoje não vos venho mostrar nada, venho apenas contar-vos uma coisa que se passou comigo na semana passada e me deixou muito triste...

Na semana passada fui ao Hospital Garcia de Horta (Almada) a uma consulta. Como sabem, entre fazer a confirmação da consulta, ser chamado e marcar nova consulta passa-se uma manhã...
Este Hospital tem muito boas condições, assim como bons profissionais. Para quem não conhece, a entrada principal tem um grande átrio de entrada onde se faz a efectivação das consultas, os pagamentos, as marcações...
Quando lá cheguei, pelas 9h reparei numa maca num canto desse átrio. Essa maca tinha uma pessoa em cima, tapada com uma manta, apenas com a cabeça de fora. Vi que era um rapaz novo e que o corpo era tão magro que mal se via volume debaixo da manta. Ele estava vivo, porque de vez em quando soltava uns gemidos muito baixinho. Mas pelo seu aspecto, o seu sofrimento era enorme, via-se mesmo que estava à beira da morte.
A minha ideia é que seria um doente terminal que está em casa e foi a uma consulta, transportado de ambulância talvez, e sem acompanhante... Mas foi deixado naquele sítio, onde toda a gente passa... É certo que é um hospital, mas aquela zona é de passagem, onde passam crianças e pessoas doentes que vão a consultas externas, e ao verem tamanho sofrimento, ainda ficam pior.
Mas esses, melhor ou pior, vão andando... Agora aquele ser humano não teria o direito de ser tratado com mais dignidade?? Uma morte mais digna??
Eu não acho que devesse estar ali um médico com ele, mas porque estava ele ali, naquele sitio?? E se tinha que estar, porque é que não estava ninguém ao pé dele, um auxiliar, um voluntário... alguém que lhe desse a mão!!
Entrei para a minha consulta às 12h e ele ainda lá estava, saí às 12.30 e já não estava. Mas pelo menos 3 horas eu vi-o lá, sempre só... E os médicos e enfermeiros que lá passavam olhavam como se estivesse ali um saco de lixo!! Não é esse tratamento que um ser humano merece...

Fiquei triste, indignada e revoltada!!! Mais ainda quando sai de lá e achei que devia ter feito alguma coisa e não o fiz!

A ti, onde quer que estejas, o meu pedido de desculpas... Podias não ter tido ninguém naquele dia, mas ficarás para sempre no meu coração...

14 comentários:

Corteygrif disse...

oLA AMIGA EU SEI MUITO BEM O QUE E ESTAR NESSA SITUACAO.UMA VEZ TIVE UMA INTOXICACAO ALIMENTAR ESTIVE TRES HORAS NO CORREDOR A ESPERA QUE ALGUEM ME ATENDESSE,PASSAVAM POR MIM COMO SE NADA FOSSE,E O PIOR E QUE ESTAVA A DEITAR LIQUIDOS PRO CHAO E NEM SE QUER CHAMARM ALGUEM PRA LIMPAR.FOI PRECISO O MEU MARIDO ENTRAR DENTRO DE UM DOS GABINETES QUE ESTAVAM DE PORTA ABERTA E COM MEDICOS E FAZER UM ESCANDALO,SO ASSIM FUI ATENDIDA!E TRISTE MAS INFELIZMENTE OS NOSSOS HOSPITAIS ALGUNS TEEM PESSIMO ATENDIMENTO!!
ISTO PASSOU SE NO HOSPITAL DE AMADORA SINTRA.
TAMBEM JA ESYIVE COM MEU MARIDO ELE MAL 5 HORAS A ESPERA,NAO LHE CHAMARAM QD FOMOS PERGUNTAR O QUE SE PASSAVA,A ENFERMEIRA TINHA DEIXADO OS PAPEIS DELE ESQUECIDO NUMA DAS SALAS ONDE ESTEVE E JA TINHA SAIDO DO TURNO DELA!!
ACHAS ISTO NORMAL!!
MUITO TRISTE MESMO,DA TEMPO DE MORRERMOS E FAZERMOS O ENTERRO,ENQUANTO SE ESTA A ESPERA.
QUE DEUS O ABENCOE A ESSE SER HUMANO
BJS E BOA SEMANA.

tricodatete disse...

ola amiga infelismente é o que temos nos nossos hospitais.
gostei muito do seu blog faz uma visitinha ao meu.
bjs tete

Formiguinha disse...

Acho que quem já foi aos hospitais já viu muitos casos identicos... eu também já vi um caso desses.

foi um bonito post. beijinho

ananda disse...

Olá!
É a primeira vez que passo aqui e fiquei tocada com o teu tipo de escrita.
Essas situações são realmente inademissiveis e acontecem vezes demais. :(
Ainda bem que existem pessoas com bom coração como tu.
Beijinho!

Cakau disse...

Amiga, eu sei como ficaste e agora no post ainda percebo mais como isso te afetou e não podes lutar contra isso podes é ajudar tal como me falaste pôe em pratica a tua ideia e vais ver que ficas muito melhor.
Todos já passamos de alguma forma por isso, mas é assim o País que temos.

Beijinhos grandes

Ana

Luz Gouveia disse...

Olá Antonela
é verdade,infelizmente o lado humano dos hospitais ou melhor dos k lá trabalham não se aprende nas faculdades mas vem do berço.É impressionante,mas é o país k temos.Todos nós temos k fazer um poukinho para mudar o mundo e olhar á nossa volta com olhos de VER.Jinhos

Eduardo Costa disse...

Li, reli, tornei a ler,...e vou citar um trecho dum fado:...
Papoilas ke o vento agita, não me canço de vos ver, há lá coisa mais bonita, ke ser simples sem saber!!!
Bem hajas Antonela por este poste... pedir desculpas a alguem ke não se conhece, é uma atitude mt nobre!!!
uma boa semana
Edu

Rute Jacinto disse...

Olá Antonela!
Realmente revoltante, mas infelizmente acontece... deixa-nos tristes e a pensar que um dia ainda nos vai acontecer!... Esperemos que não... e esperemos também que o rapaz tenha sido atendido e que apesar da situação, lhe tenha sido dada a atenção devida, embora tardia.
Beijinhos

Unknown disse...

Olá Antonela,
Atitude linda e louvável a tua, mas infelizmente, essa é a rotina e o dia a dia de todos os nossos hospitais portugueses. Não fiques indignada, pois não é só nesse que vês tristezas como a que relatas.
Beijinhos e boa semana,
Lia.

Anita disse...

Aroo!!! Passei p desejar uma boa semana.
Infelizmente esta é uma realidade comk temox de nos deparar quase todos dias..já não há respeito por ninguem, e muito menos por kem está doente e a xofrer :,(
bjokinhax

miquinhas e cia disse...

Antonela
Infelizmente esses casos estão disseminados pelas várias unidades de saúde que há no nosso País. Infelizmente também eu sou "cliente assídua" de um hospital e já me tenho deparado com este tipo de situações. A doença merece ser tratada com mais dignidade, mas isso ainda não acontece. Compreendo perfeitamente a tua indignação. Gostava de te dizer que há uma forma de alterar as coisas, mas não me parece assim tão fácil.
Talvez se todos participarmos um pouco mais e não ficarmos indiferentes...
Beijinhos e boa semana

Catarina Ferreira disse...

Olá.
Pois é muito triste tudo isso. Não gosto nada de ver essas coisas assim. São a nossa realidade eu sei, mas faz.me confusão e concordo contigo , mas infelizmente em muitos hospitais é mesmo assim que são tratados. :/ Não fiques triste por não teres feito nada provavelmente como disseste ficaste tão chocado por ver aquilo que nem sabias o que fazer. :) Mas espera.se que ele esteja bem então.

Um beijinho grande *
catarina

Anónimo disse...

Olá, sou a joana duarte, tinha um blog na serie 3, n sei s viste, e ainda o utilizo, n t quero ver triste

Anita disse...

olá menina!!!
Vim desejar um bom fim-de-semana ;)
bjokinhax